quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Porque nós Envelhecemos?



Porque nós Envelhecemos?




Muito se tem estudado e especulado sobre as causas do envelhecimento humano desde os primórdios da humanidade, diferentes formas de entendimento do corpo em culturas diferentes pensavam de forma antagonistas, hoje sabemos através de estudos comprovados cientificamente que o envelhecimento não é explicado por uma só causa, mas por diferentes fatores que unidos culminam no envelhecimento celular, o que é certo é que o envelhecimento é o acúmulo de danos que vamos recebendo durante a vida e que se não prevenidos e tratados aumentam a nossa predisposição ao envelhecimento e os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Algumas das principais causas do envelhecimento humano:


Células a menos – Já se sabem que as pessoas ficam mais baixas na velhice porque o espaço entre as vértebras se comprime. Ao mesmo tempo, ocorre no organismo a diminuição do número de células. Essas estruturas microscópicas que formam a pele, o sistema digestivo, o sangue, os ossos e o cérebro perdem a capacidade de se renovar. Essa é a causa da perda de massa muscular, densidade óssea e de neurônios nas pessoas de idade;


Intoxicação interna – Incapazes de se dividirem como antes, as células ao morrer liberam substâncias tóxicas, que resultam no aumento de gordura e deterioram a pele;


Mutações no núcleo – Mutações no DNA (a molécula no núcleo celular que carrega as informações genéticas) são normais. O acúmulo delas, no entanto, acaba desorientando o comando da célula. Essa é a causa mais comum dos tumores;


Mutações na mitocôndria – Essa organela, que funciona como um gerador de energia para a célula, tem seu próprio DNA, que também sofre mutações. Doenças degenerativas como Parkinson, por exemplo, se originam dessas mutações;


Lixo demais dentro das células – As células perdem a habilidade de processar o material resultante das reações químicas realizadas em seu interior. Com isso, elas não conseguem expulsar esse material. Com o passar dos anos, ficam inchadas. Isso gera caroços nos tecidos que elas formam. Inchaços na superfície das artérias, a degeneração macular e a neuronal são males que nascem dessa incapacidade das células de expulsar as toxinas geradas em seu processo vital;


Lixo demais por fora – Por um fenômeno inverso ao da contenção de toxinas, muitas células passam a lançar para o exterior certas proteínas que normalmente ficariam encasuladas. Essas proteínas formam bolhas pegajosas que afetam principalmente o cérebro. O Alzheimer e doenças degenerativas do fígado derivam justamente desse processo;


Proteínas grudentas – Moléculas estruturais são aquelas que formam os ligamentos, a parede das artérias e as lentes naturais do olho humano. Com o passar do tempo, parte dessas células se desprende e elas colam-se umas às outras, provocando endurecimento das artérias e pressão alta.

A Principal Causa OS RADICAIS LIVRES:


A principal causa por trás de todos os processos de envelhecimento e de todos os problemas de saúde são os radicais livres.

Quando respiramos 95% do oxigênio é bem administrado em nosso benefício, mas os 5% restantes acabam se tornando radicais livres (que são moléculas que possuem níveis impares em suas ultimas camadas que procuram parear-las roubando elétrons de outras moléculas) que acabam danificando nossas células, lipídios, proteínas, carboidratos, DNA e envelhecendo nosso corpo

Basicamente nós enferrujamos como o ferro, você já cortou uma maçã e colocou em cima da mesa? Ela fica preta por causa da oxidação, o mesmo acontece com a manteiga, banana e de forma idêntica com os nossos corpos.

Desde quando nascemos e damos a primeira respiração começamos a envelhecer até os 25 anos o nosso organismo administra de forma regular esses danos, e, após essa idade a natureza nos abandona e começamos realmente a sofre os danos do envelhecimento.

Com esses danos não reparados, vão se acumulando erros no corpo que culminam nas mais diversas formas de problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Existe um grupo de substâncias que combatem esse envelhecimento danoso que além de nos propiciar muito mais saúde, nos mantém longe das temíveis marcas da idade, são os chamados antioxidantes.

Antioxidantes são substâncias que combatem a oxidação impedindo que os radicais livres do oxigênio danifiquem nossas células e prevenindo os problemas de saúde relacionados com o envelhecimento.

Os exemplos mais conhecidos de antioxidantes são algumas vitaminas, sais minerais, aminoácidos e outras substâncias específicas.

Uma ingestão adequada de antioxidantes além de prolongar o seu tempo de vida saudável, estimula o processo de Auto-Cura em seu organismo, principalmente se você já tiver alguma disfunção crônica relacionada ao envelhecimento. 

E de suma importância frisar, que no tratamento ortomolecular além de avaliarmos a sua necessidade de antioxidantes e administrarmos de forma natural, existem estratégias que previnam e combatam não somente os danos causados pelos radicais livres mais todas os fatores causadores de envelhecimento, tudo isso com substâncias naturais e com aparelhos de ponta!!!!!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dúvidas Comuns sobre Ortomolecular



SEJAM BEM VINDOS!!!!!



Olá, sejam bem vindos ao nosso blog, aqui você tirará suas dúvidas sobre Terapia Ortomolecular, esse fantástico tratamento que é considerado o tratamento do nosso século, encontrará também os locais no Espírito Santo onde desenvolvemos nosso trabalho, a ortomolecular no Brasil e no Mundo, e encontrará dicas sobre saúde podendo opinar a vontade, enviar dúvidas, deixar depoimentos e muito mais!!!


O que é a Terapia Ortomolecular?




"Existem Fatores que nos fazem envelhecer e 
adquirir os problemas de saúde, 
a Terapia Ortomolecular combate,
 interfere e elimina esses fatores"
Denison Ayal

A principal função da terapia ortomolecular é encontrar o nível desses fatores de desequilíbrio em seu organismo (como a deficiência de vitaminas, sais minerais, aminoácidos; o nível de intoxicação por agrotóxicos, poluentes, metais pesados; o percentual de danos que o envelhecimento celular esta causando em seu corpo e o nível de sobrecarga de stress do seu dia a dia), e corrigi-los com substâncias naturais (repondo as vitaminas que estão faltando, eliminando as toxinas, combatendo o envelhecimento danoso, utilizando de substâncias naturais para promover o bem estar e eliminação do stress, beneficiando seus órgãos) impedindo o seu organismo de adquirir os problemas de saúde, os males do envelhecimento, desta forma, encontrando o equilíbrio.

É rotineiro em nosso mundo moderno, darmos mais atenção aos problemas do dia a dia e a nossa saúde acaba ficando pra segundo plano. Antes que os problemas de saúde danifiquem os órgãos eles primeiramente causam danos nas células e nas funções do corpo e é ai que a terapia ortomolecular atua, impedindo a evolução desses desequilíbrios.

No caso de um organismo já com problemas de saúde, a terapia ortomolecular utiliza de seu grande arsenal terapêutico interferindo no processo de disfunção e estimulando as defesas do seu organismo a promover a sua própria recuperação.

Os fantásticos resultados que temos com a ortomolecular no bem estar são vistos por toda a volta, ela não só atua em organismos desequilibrados ou perto disso, ela tem seu potencial de promoção da saúde beneficinado a memória, a disposição para enfrentar os desafios de dia a dia, o emagrecimento eficiente (já falaremos) no qual ela ficou tão conhecida e muito mais!!!!


Porque a maioria dos Famosos e Atletas utilizam tanto desse tratamento?

É normal que as pessoas que estejam mais atualizados sobre saúde e sobre os melhores tratamentos de ponta sejam os atletas e as celebridades, tanto pelo fato com a atenção contínua que possuem pela saúde quanto pelo faotr de disponibilidade financeira. O fato é que realmente as grandes estrelas da TV e diversos atletas cuidam de sua saúde com a ortomolecular e tem benefícios fantásticos, tanto na estética, quanto no emagrecimento e na saúde, isso se deve há compreensão da ortomolecular como um tratamento de cuidados contínuos com a saúde, é como andar de bicicleta, enquanto você esta pedalando, está em equilíbrio e quando você para, cai! É assim que funciona a ortomolecular, é um tratamento que visa manter seu corpo longe dos problemas de saúde, deve-se sempre fazer avaliações e manter alguns tratamentos para manter a saúde.

A ortomolecular ficou muito conhecida principalmente nas últimas décadas pela grande quantidade de astros que aderiram e permanecem fazendo esse tratamento (veja link abaixo) principalmente para emagrecimento com resultados fascinantes!

http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/dieta-globais-ortomolecular-500176.shtml


Qual a origem da Terapia Ortomolecular?



O termo ortomolecular deriva do grego Orto (correto) e Molecular (de molécula) que pode ser traduzido como a “Terapia da Correção Molecular” no qual procuram-se os pontos de desequilíbrio no corpo e corrigindo-os para retornar o organismo ao equilíbrio, e apesar de estudos provarem que por volta de 6 mil anos no Egito antigo e na índia já se pesquisassem e utilizassem a o equilíbrio do organismo através de minerais, e que no século passado o pesquisador francês Jacces Menétrier iniciou o desenvolvimento da Oligoterapia “mãe da ortomolecular”, o termo ortomolecular foi criado  em 1968 pelo gênio da ciência o químico norte americano Dr. Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, considerado um dos maiores cientistas da história e pai da Biologia Molecular, que defendia os benefícios das vitaminas para a saúde, inclusive ficou conhecido por cuidar de sua própria saúde com a terapia ortomolecular.


Como é a avaliação Ortomolecular? Ela vê nosso organismo como um todo?


Sim, como é um tratamento primordialmente holístico, é realizada uma avaliação completa do organismo em questão.

Primeiro é realizada uma entrevista e serão coletados dados sobre os sinais e sintomas, já que o nosso corpo fala através dos sintomas, os hábitos diários, histórico familiar e muito mais.

Somando-se a essa “entrevista inicial” se é utilizado diversos tipos de avaliações com aparelhos de primeiro mundo na detecção dos mais diversos tipos de disfunções, alguns deles serão expostos abaixo:

HRBM (Right Resolution Blood Morfology) é uma avaliação que possui uma extrema importância na terapia ortomolecular e muito utilizada em diversos países no mundo como EUA, França e Inglaterra, na qual é coletada uma gotinha de sangue do seu dedo mínimo e colocado em um microscópio específico que chega a aumentar até 14 mil vezes! O mais interessante dessa avaliação é que o cliente acompanha o seu sangue ao vivo podendo ver as suas células vivas em um monitor de TV e em cada reavaliação pode-se  acompanhar junto ao Terapeuta Ortomolecular a evolução do seu tratamento.

Com o Hight Resolution Blood Morfology é possível avaliar a deficiência e excessos de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, entre outras substâncias; o nível de intoxicação por poluentes no ar, água, agrotóxicos nos alimentos, metais tóxicos, entre outros; o percentual de envelhecimento no seu organismo e lesão das suas células (já que o envelhecimento tem causas (veja no tópico porque envelhecemos?) e o nível do funcionamento do intestino, órgãos e muito mais!

Vegatest: é um aparelho de Biorressonância muito utilizado em países como Alemanha, Bélgica e China, que tem como principal detecção alergias alimentares e desequilíbrios energéticos e funcionais no corpo humano, esse aparelho é tão bom que é um auxiliar fantástico para a Acupuntura.

Somados os resultados da avaliação “entrevista” e análise pelos métodos acima expostos, se é preparado o tratamento ortomolecular que normalmente inicia-se por um processo de desintoxicação.


Como é o Tratamento Ortomolecular?


Após a avaliação, inicia-se o famoso tratamento Ortomolecular que consiste em repor o que estiver faltando em seu corpo (como vitaminas e sais minerais), eliminar o que estiver em excesso (como agrotóxicos e metais pesados) e combater os danos que seu organismo esteja recebendo por alguma disfunção, uma reorganização alimentar conforme o seu organismo, uma suplementação de nutrientes que beneficiarão seu corpo, além de essências biofísicas, utilização de aparelhos de desintoxicação (ver Detox Clínica), a eliminação de alergias alimentares, a regulação do PH de suas células e do funcionamento do intestino entre outros.

Utiliza-se normalmente no tratamento Ortomolecular:

- Correção Alimentar e de Hábitos Saudáveis
- Suplementação Natural
- Estímulo ao pensamento positivo
- Estímulo á pratica de exercícios Físicos
- Utilização de Aparelho Terapêuticos de última Geração

Normalmente o tratamento completo dura 7 meses, 4 meses de desintoxicação e regulação do corpo e 3 meses de potencializarão e os benefícios reais da ortomolecular, é interessante que os resultados na memória disposição e perda de peso são vistos já na primeira semana.


Quem pode praticar a Terapia Ortomolecular?

No Brasil somente os Terapeutas podem exercer a Ortomolecular (CBO 3221-25), qualquer abalhar nossa área deve formar-se Terapeuta Ortomolecular e filiar-se no Sindicato da categoria, não existe pós-graduação, nem especialização em Ortomolecular, o termo “Medicina Ortomolecular” não pode ser utilizado no Brasil,tome cuidados pois os médicos não podem se especializar em Ortomolecular conforme o parecer do Conselho Federal de Medicina no processo: Processo: 0021497-27.1999.4.01.3400

“não podem ser exercidas por profissionais médicos, não só pela proibição em si, mas também por não constarem da grade curricular do curso de Medicina

Ou seja, como um médico pode exercer a Ortomolecular se ele não estudou na faculdade e nem podem se especializar nela?

Inclusive suspeite se algum médico estiver se dizendo “Ortomolecular”, o seu uso por médicos foi PROIBIDO definitivamente pelo CFM (Conselho federal de Medicina) na resolução 2004/2012, link da resolução abaixo:

http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_resolucoes&buscaEfetuada=true&resolucoesAno=2012

Ou seja, a Ortomolecular não é área de atuação médica, não é pratica médica, não é especialização médica e nem tão pouco podem utilizar o termo pratica Ortomolecular, porque não é área médica, inclusive médicos que se auto-intitulavam Ortomoleculares perderam sua licença e não podem mais exercer a medicina (ver exemplo no link abaixo):

http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/07/medico-famoso-por-atender-idolos-do-esporte-tem-registro-cassado-em-sp.html

A ÚNICA forma de atuar como Ortomolecular no Brasil é se formando em um curso de Terapia Ortomolecular como Terapeuta Ortomolecular, o que inclusive é o que diversos médicos estão fazendo, já que não podem atuar como médicos ortomoleculares (pois esse termo não existe), estão se formando como terapeutas e atuando como profissionais TERAPEUTAS ORTOMOLECULARES. 
Alguns médicos para tentar burlar a proibição da Ortomolecular modificaram o nome para Terapia/Medicina Biomolecular, Ortobiomolecular, Nutrigenômica, Nutrologia, Estratégia Ortomolecular entre outras, mas todas foram também proibidas pelo CFM, fique atento!

É importante que você procure um Terapeuta Ortomolecular Credenciado em uma Associação, que lhe dará muito mais credibilidade, confiança, existem no Brasil algumas Associações e Sindicatos como:

ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos)
FENATE (Federação Nacional dos Terapeutas)
SINTE (Sindicato dos Terapeutas)
SINATEN (Sindicatos dos Terapeutas Naturistas)
SINTEAP (Sindicato dos Terapeutas do Estado do Amapá)
SINTERJ (Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro)
SINTEMT (Sindicato dos Terapeutas do Estado do Mato Grosso)
SINTEH-BA (Sindicato dos Terapeutas Holísticos da Bahia)
E muito Outros...

Existem diversas Universidades, Institutos, Escolas, Faculdades no Brasil que formam Terapeutas Ortomoleculares há anos, como:

FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso)
UCB (Universidade Castelo Branco)
IFV (Instituto Folha Verde)
UVA (Universidade Veiga Almeida)
ISH (Instituto Shangri-la)
UFV (Universidade Federal de Viçosa)
ETHSINTEAP (Escola de Terapeutas Holísticos do SINTEAP)
SINTERJ (existe curso de formação por esse sindicato)
UAM (Universidade Anhembi Morumbi)



Existe comprovação científica da Terapia Ortomolecular?

Não existem dúvidas de que as deficiências de nutrientes causam problemas de saúde, e sua reposição reequilibra o organismo. Existem diversas pesquisas comprovando o poder Terapêutico dos nutrientes em nosso organismo.
Já está mais do que provado os danos dos radicais livres nas nossas células e o envelhecimento acelerado que eles proporcionam como também os benefícios dos antioxidantes em doses adequadas como uma forma terapêutica de eliminar esse problema, além dos benefícios de exercícios e alimentos na desintoxicação do nosso organismo. São publicados mais de 300 trabalhos relacionados à Terapia Ortomolecular por dia, todos sobre antioxidantes, desintoxicação, enzimas defeituosas que só funcionam com suplementação. SIM a Terapia Ortomolecular tem comprovação Científica!  


Onde posso encontrar um profissional Sério?
 
No Brasil existem muitos e bons Terapeutas Ortomoleculares com reconhecimento nacional e até mesmo no exterior:

No Espírito Santo:

Ter. Prof. Denison Ayal Santos Pereira, Formado em Terapia Ortomolecular pelo François Lebeau Institute em Caiena/ França, no Brasil instituto IFV (São Paulo), SINTEAP, e atualmente especializando em Ortomolecular no centro de Nutricion e Salud, Naucalpan/México e Shangri-la/Brasil (mais sobre o currículo no final da página), por dois anos foi Terapeuta Ortomolecular dos Advogados da OAB do Amapá e dos Diretores da INFRAERO do Amapá, Palestrante sobre saúde, Ex-Presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Amapá, atende em várias clínicas nas cidades capixabas:

Em São Paulo: 

Ter. Prof. Maria Helena Malengo D` Auria: formada em Terapia Ortomolecular em diversos institutos nacionais e professora de Ortomolecular em instituições como Instituto Bioequilibrio e FACHA.

Ter. Prof. Alberto Santini Filho, formado em Terapia Ortomolecular na Bélgica e com especializações na China e França.
Ter. Prof. Mario freire da Silva Junior, Formado em Terapia Ortomolecular em diversos institutos internacionais assim como premiações no exterior.
Ter. Prof. Luiz Carlos Costa Sequeira, formado em Terapia Ortomolecular em diversos institutos nacionais e internacionais.
Ter. Prof. Cristina Maria Carrasco, Formada em Terapia Ortomolecular Pela Universidade Anhembi Morumbi, com Premiações Internacionais.
No Rio de Janeiro:
Ter. Prof. Paulo Edson, formado em Terapia Ortomolecular em diversos institutos é professor universitário do curso de terapia ortomolecular e é presidente do SINTERJ.
Ter. Prof. Heloisa Bernardes, formada em Terapia Ortomolecular na Expansion Biologique/França é professora de ortomolecular em diversas universidades brasileiras.

Entre outros...


Porque vemos resultados tão Fantásticos no Emagrecimento?



A Ortomolecular tem como principal função a reorganização do corpo, e não é diferente com o excesso de gordura corporal, o mais importante é que através de seu grande arsenal terapêutico conseguimos o emagrecimento Ortomolecular sem o efeito “sanfona” e com o mínimo possível de flacidez e estrias, normalmente a alimentação e os suplementos formam 70% desse tipo de tratamento que inclusive, dependendo da necessidade, existem aparelhos que além de estimular o emagrecimento são utilizados no "acabamento" como eliminação e redução de estrias e flacidez.


O que é a tão falada “Auto-Cura”?
É o simples fato de não cuidarmos da doença e sim do organismo, com a Terapia Ortomolecular utilizamos substâncias naturais que beneficiarão ou até mesmo modularão a própria recuperação de seu organismo, daremos o que seu corpo precisa e ele por seus meios encontrará a sua Auto-Cura. "Não cuidamos da doenças, cuidamos da suas células e elas cuidam da doença".


Em que casos a Terapia Ortomolecular é mais indicada? Quem pode fazê-la?
Todos! desde a criança até o idoso, claro que orientado por um profissional sério, o tratamento beneficia não somente na parte biológica e na parte psicossomática também, temos ótimos resultados no tratamento da ansiedade, tristeza, hiperatividade, pânicos, medos, tão presentes na população mundial.
Eu gosto de dizer que eu sou um jardineiro e que meus clientes são as plantas em meus cuidados, e uma pessoa que não faz ortomolecular é planta que não tem cuidados nenhum, já a pessoa que faz ortomolecular eu terei cuidados de jardineiro, regando com constância, retirando os pulgões e intoxicações, colocando sempre no sol, cortando os galhos mais fracos, e é claro que essa pessoa/plantinha vai viver muito mais e melhor!


Existe risco de tomar suplementos sem orientação correta?


Sim, tanto a deficiência quanto o excesso de certas substâncias vão causar problemas de saúde, o correto é procurar um Terapeuta Ortomolecular que vai fazer uma avaliação e analisar a SUA necessidade de nutrientes, e não como vemos as pessoas tomando nutrientes por conta própria e por profissionais não qualificados, vemos muito por ai, médicos, nutricionistas, personal trainers receitarem doses elevadas de cálcio sem pedir exames, e quando pedem não correlacionam com Boro, Vitamina D, Magnésio muito importantes para a boa absorção do cálcio, estudos provam que cálcio em excesso danifica tanto os rins como aumenta o risco de doenças cardiovasculares, outro exemplo é o ômega 3 que virou moda todo mundo tomar por conta própria, as últimas pesquisas provaram que o seu excesso esta relacionado com câncer de próstata, sem falar no excesso de cobre e zinco para o cérebro e o betacaroteno para fumantes entre outros.


Toda Semana Serão Acrescentados outros tópicos, perguntem o conhecimento é o bem mais valioso!!!!! Opinem a vontade!



TERAPIA ORTOMOLECULAR NO ESPÍRITO SANTO

Trouxemos a verdaderia Terapia Ortomolecular para o Estado  e estamos e desenvolvendo os tratamentos em diversas cidades: 

Guarapari, Piúma, Marataizes, Águia Branca, São Mateus (em Construção), o contato para os interessados é (28)99972-8777


PARA ADICIONAREM UM COMENTÁRIO É SÓ CLICAREM NA PALAVRA "COMENTÁRIOS" e deixarem suas dúvidas sugestões!