quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Porque nós Envelhecemos?



Porque nós Envelhecemos?




Muito se tem estudado e especulado sobre as causas do envelhecimento humano desde os primórdios da humanidade, diferentes formas de entendimento do corpo em culturas diferentes pensavam de forma antagonistas, hoje sabemos através de estudos comprovados cientificamente que o envelhecimento não é explicado por uma só causa, mas por diferentes fatores que unidos culminam no envelhecimento celular, o que é certo é que o envelhecimento é o acúmulo de danos que vamos recebendo durante a vida e que se não prevenidos e tratados aumentam a nossa predisposição ao envelhecimento e os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Algumas das principais causas do envelhecimento humano:


Células a menos – Já se sabem que as pessoas ficam mais baixas na velhice porque o espaço entre as vértebras se comprime. Ao mesmo tempo, ocorre no organismo a diminuição do número de células. Essas estruturas microscópicas que formam a pele, o sistema digestivo, o sangue, os ossos e o cérebro perdem a capacidade de se renovar. Essa é a causa da perda de massa muscular, densidade óssea e de neurônios nas pessoas de idade;


Intoxicação interna – Incapazes de se dividirem como antes, as células ao morrer liberam substâncias tóxicas, que resultam no aumento de gordura e deterioram a pele;


Mutações no núcleo – Mutações no DNA (a molécula no núcleo celular que carrega as informações genéticas) são normais. O acúmulo delas, no entanto, acaba desorientando o comando da célula. Essa é a causa mais comum dos tumores;


Mutações na mitocôndria – Essa organela, que funciona como um gerador de energia para a célula, tem seu próprio DNA, que também sofre mutações. Doenças degenerativas como Parkinson, por exemplo, se originam dessas mutações;


Lixo demais dentro das células – As células perdem a habilidade de processar o material resultante das reações químicas realizadas em seu interior. Com isso, elas não conseguem expulsar esse material. Com o passar dos anos, ficam inchadas. Isso gera caroços nos tecidos que elas formam. Inchaços na superfície das artérias, a degeneração macular e a neuronal são males que nascem dessa incapacidade das células de expulsar as toxinas geradas em seu processo vital;


Lixo demais por fora – Por um fenômeno inverso ao da contenção de toxinas, muitas células passam a lançar para o exterior certas proteínas que normalmente ficariam encasuladas. Essas proteínas formam bolhas pegajosas que afetam principalmente o cérebro. O Alzheimer e doenças degenerativas do fígado derivam justamente desse processo;


Proteínas grudentas – Moléculas estruturais são aquelas que formam os ligamentos, a parede das artérias e as lentes naturais do olho humano. Com o passar do tempo, parte dessas células se desprende e elas colam-se umas às outras, provocando endurecimento das artérias e pressão alta.

A Principal Causa OS RADICAIS LIVRES:


A principal causa por trás de todos os processos de envelhecimento e de todos os problemas de saúde são os radicais livres.

Quando respiramos 95% do oxigênio é bem administrado em nosso benefício, mas os 5% restantes acabam se tornando radicais livres (que são moléculas que possuem níveis impares em suas ultimas camadas que procuram parear-las roubando elétrons de outras moléculas) que acabam danificando nossas células, lipídios, proteínas, carboidratos, DNA e envelhecendo nosso corpo

Basicamente nós enferrujamos como o ferro, você já cortou uma maçã e colocou em cima da mesa? Ela fica preta por causa da oxidação, o mesmo acontece com a manteiga, banana e de forma idêntica com os nossos corpos.

Desde quando nascemos e damos a primeira respiração começamos a envelhecer até os 25 anos o nosso organismo administra de forma regular esses danos, e, após essa idade a natureza nos abandona e começamos realmente a sofre os danos do envelhecimento.

Com esses danos não reparados, vão se acumulando erros no corpo que culminam nas mais diversas formas de problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Existe um grupo de substâncias que combatem esse envelhecimento danoso que além de nos propiciar muito mais saúde, nos mantém longe das temíveis marcas da idade, são os chamados antioxidantes.

Antioxidantes são substâncias que combatem a oxidação impedindo que os radicais livres do oxigênio danifiquem nossas células e prevenindo os problemas de saúde relacionados com o envelhecimento.

Os exemplos mais conhecidos de antioxidantes são algumas vitaminas, sais minerais, aminoácidos e outras substâncias específicas.

Uma ingestão adequada de antioxidantes além de prolongar o seu tempo de vida saudável, estimula o processo de Auto-Cura em seu organismo, principalmente se você já tiver alguma disfunção crônica relacionada ao envelhecimento. 

E de suma importância frisar, que no tratamento ortomolecular além de avaliarmos a sua necessidade de antioxidantes e administrarmos de forma natural, existem estratégias que previnam e combatam não somente os danos causados pelos radicais livres mais todas os fatores causadores de envelhecimento, tudo isso com substâncias naturais e com aparelhos de ponta!!!!!

Nenhum comentário: