segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como e porque perdemos nossa saúde?






É interessante observar como a população mundial esta cada vez vivendo mais e melhor, as limitações biológicas de nossos corpos estão cada vez incomodando-nos menos, as barreiras que antes pareciam intransponíveis, hoje são meros contos do passado.

Em cada era eliminamos um pouco dos males que acabam com a nossa saúde, por, exemplo, na era primitiva os homens morriam principalmente pela predação e pela fome, devido aos poucos recursos existentes, isso acabou com a urbanização e criação de vilarejos. 

Na era da Roma e Grécia antiga, os homens morriam cedo devido as grandes guerras.Com o final das guerras, na idade média, o homem já mais civilizado vive um pouco mais, mas é vítima das grandes doenças pestilentas, que são eliminadas com o saneamento básico e cuidados de saúde, já na era moderna o homem consegue ultrapassar a expectativa de vida de 50 a 60 anos, mas surgem os problemas do coração, e com a ajuda dos conhecimentos da medicina cardiológica conseguimos com cuidado ultrapassar essa barreira resultando em uma população com expectativa de vida de 80 anos, ocorre que aparecem os problemas que convivemos nos dias atuais, os processos degenerativos do envelhecimento e os problemas sócio-emocionais como insônia, síndromes e o estresse, nos últimos tempos com a tecnologia cada vez mais apurada e os conhecimentos do corpo cada vez mais precisos surge o tratamento do nosso século, a Terapia Ortomolecular.

Não somente os problemas emocionais e os processos degenerativos, mas todos os problemas de saúde são causados por desvios bioquímicos que vão se acumulando em nosso corpo, e como na era moderna estamos acostumados a deixar a saúde para o segundo plano, essas moléstias vão se acumulando até chegarem ao estado de enfermidade.

Diversos fatores se acumulam em nosso corpo durante anos para causar os problemas de saúde, como a má nutrição que a população mundial vive hoje com alimentos cada vez menos nutritivos e calóricos, a toxinas do nosso mundo moderno, como poluição do ar, sonora, radiação de aparelhos eletrônicos, toxinas nos alimentos e em principal destaque os metais pesados, o estresse diário causado pela sobrecarga do nosso corpo alem de problemas de relacionamentos como no trabalho, na família e o envelhecimento do nosso corpo que cada segundo que passa tira um pouco da nossa saúde. Hoje todos esses fatores podem ser detectados e corrigidos.

E é detectando esses desequilíbrios e combatendo-os de forma precisa e eficaz que a terapia ortomolecular atua, desde a reposição exata dos nutrientes que estão faltando em seu corpo, como vitaminas e minerais, regulação do seu intestino, até a eliminação de toxinas em seu corpo é que conseguimos o reequilíbrio do seu metabolismo bioquímico e o retorno ao estado de completa saúde, seja na detecção preventiva ou na abordagem regenerativa, e tudo isso em um tratamento totalmente natural e com aparelhos de primeiro mundo.

Terapia Ortomolecular em Piúma, Clínica Ayal Ortomolecular, Rua Simão Bassul, 246, Centro, Piúma, Espírito Santo.  Fone/watsaapp (28) 99972-8777

domingo, 29 de junho de 2014

Porque desejamos tanto emagrecer?



Emagrecer, palavra que segundo uma revista de renome internacional é a segunda palavra mais presente na boca das mulheres no mundo todo, só perde para palavra amor, e atualmente é o interesse de todos, homens ou mulheres adquirir o corpo nos parâmetros de beleza principalmente das estrelas de TV!

Hoje o desejo de emagrecer não se resume somente no desejo estético, com as pesquisas cada vez mais avançadas em saúde natural e a conscientização da população por um tratamento preventivo, a busca pelo corpo perfeito tornou-se uma busca pela saúde perfeita, já que o excesso de peso somado a alimentação desbalanceada e sedentarismo são de longe os principais causadores dos problemas de saúde de toda população mundial.

Inspirados pela grande quantidade de celebridades de mais alto grau que cuidam de sua saúde e estética com o tratamento ortomolecular, e com os resultados fantásticos que estes famosos tem demonstrado principalmente no emagrecimento, iniciaram-se em toda a população mundial uma enorme busca pela terapia ortomolecular, e o que mais atraiu as pessoas é emagrecer e ter saúde sem sacrifícios.

Ser elogiado, fazer as pazes com o espelho, se sentir bem! Essa é a resposta para a pergunta inicial, desejamos nos sentirmos bem e quando estamos no peso ideal e conseqüentemente com saúde, nos sentimos bem, e esse é o principal motivo pela busca desenfreada pelo corpo bem torneado, agora se imagine com o corpo tão desejado, se sentindo bem com você mesmo, ótimo não é? Mas imagine conquistas isso tudo sem sacrifícios, seria fantástico não?

Diferente das dietas mirabolantes que não se pode comer nada e que você recupera todo o peso perdido, com a terapia ortomolecular o emagrecimento é além de eficiente (já que não acontece o efeito sanfona) os resultados na melhora de sua saúde são fantásticos.

Já que usamos de aparelhos de primeiro mundo na avaliação do seu corpo conseguimos detectar diversos fatores que além de auxiliar no seu emagrecimento, auxilia muito na prevenção dos problemas de saúde, como a detecção das vitaminas, minerais que estão faltando em seu organismo, o grau de intoxicação por metais pesados, o percentual de envelhecimento do seu corpo, o nível ideal de substâncias adequadas ao seu corpo individualizado (esse é um dos motivos por que a maioria dos lutadores de MMA cuida de sua saúde com a ortomolecular buscando esse equilíbrio bioquímico), a integridade de órgãos como o intestino e muito mais.

A grande busca pelo corpo perfeito, pela saúde perfeita, nos mostra que estamos no caminho certo, que buscamos o melhor para todos nós e com a tecnologia cada vez mais avançada e facilitando nossas vidas, descobrimos cada vez mais novas formas que nos disponibilizam resultados fantásticos, sem extremos sacrifícios. E como todos nós temos essa busca e vemos os resultados desse esplêndido tratamento esculpido nos corpos das celebridades que enchem nossos olhos nos programas de TV, porque não buscarmos os mesmos resultados no tratamento dos famosos, na Terapia Ortomolecular.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Retirar os Seios para prevenir o Câncer de Mama é necessário?






Muito tem se falado sobre a retirada dos seios na prevenção do câncer de mama, inclusive esta virando moda e muitas celebridades como a Atriz Internacional Angelina Jolye, que fez uma Mastectomia Radical Bilateral Preventiva, já que descobriu que havia predisposição a ter câncer de mama, em um exame de ultima geração o chamado CRA12 que avalia a sua predisposição genética de ter esse tipo de câncer.

É interessante observar que a ciência evoluiu muito com o advento da descoberta do genoma humano em 2003, tanto que a área da saúde é dividida em pró genoma e pós genoma.

Antigamente acreditava-se que a sua genética determinaria 90 ou até 100% da sua pré-disposição a certo tipo de disfunção, mas hoje com as pesquisas mais avançadas sabemos que a genética determina somente 15% da sua predisposição a algum tipo de problema de saúde, ou seja, se a sua avô ou mãe teve câncer de mama ou seu CRA12 deu positivo,  você possui somente 15% de chances de adquirir esse mal. Um grande exemplo disso são as pesquisas feitas no mundo todo com gêmeos geneticamente idênticos que com o passar dos anos o que eu cuida da saúde preventivamente não adquire nenhum mal que sua genética determinaria, já seu irmão gêmeo por não ter os cuidados necessários acaba por adquirir esses males.

Hoje com os estudos e pesquisas de Terapeutas Ortomoleculares e Universidades com Havard Medical School, sabemos que os alimentos influenciam na sua predisposição a disfunções determinadas geneticamente com o podem proteger seu organismo. (explicarei mais sobre esse tema em outro posto).

Preciso mesmo ter que retirar meus seios? Claro que não! Hoje sabemos que certos tipos de alimentos podem “desligar genes cancerígenos específicos” e a substância que previne câncer inclusive de mama esta em certos tipos de alimentos e se chama Indol-3-Carbinol, que é encontrado nas crucíferas, ou seja se você tem uma ingestão de Repolho, Brócolis, Couve, Couve Flor, Nabo e Couve de Bruxelas 2 ou 3 x por semana não tem que se preocupar, e, ainda se fizer uma suplementação semanal de 200mg de indol-3-Carbinol as suas chances de adquirir essa disfunção é eliminada.

Inclusive vou Colocar aqui um suco Feito pela Universidades de Havard em Boston, nos Estados Unidos  como “o mais anticâncerígeno de todos’ por possuir em grande quantidade o INDOL-3-CARBINOL:

2g de brócolis
2g de repolho
2g de couve
2g de couve-flor
2g de agrião
2 copos de água-de-coco

Modo de preparo: colocar numa centrífuga, tomar 2 copos ao dia.

Elementos Terapêuticos:

Couve-flor: contém potássio, cálcio, enxofre, magnésio e ferro, além de
vitaminas A, do complexo B e C.

Repolho: contém ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B
e A. Ajuda na cicatrização de feridas e é indicada contra infecções. Contém INDO-3-CARBINOL.

Couve: contém fósforo, cálcio, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B,
A , C e INDOL-3-CARBINOL.

Agrião: é um poderoso agente de limpeza do organismo, especialmente da corrente sangüínea. Dissolve a fibrina coagulada nos vasos sangüíneos, que pode causar fadiga. Contém INDOL-3-CARBINOL.

Brócolis: membro da família dos crucíferos. Contém INDOL-3-CARBINOL.

INDOL-3-CARBINOL: chamado simplesmente de indol, decompõe compostos
tóxicos que poderiam aderir às células. Pode bloquear muitas espécies de câncer, segundo estudos de varias universidades americanas, entre elas, a de Harvard, em sBoston.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Afinal o que é a Terapia Ortomolecular?



O que é a Terapia Ortomolecular?




A terapia ortomolecular busca a vitalidade integral a saúde plena que se entende por uma realização não somente na parte biológica, mas na vida em si. É um tratamento diferenciado, no qual se leva em consideração o organismo humano em sua totalidade, sua relação bioquímica unida aos fatores sociais e emocionais como o stress a angústia, sua relação com o meio ambiente e a influencia que este desempenha em nosso corpo, e de forma idêntica, correlaciona os poluentes do nosso mundo industrializado e fatores de predisposição genética além dos hábitos que são praticados.

Diferente das outras formas comumente usadas para cuidar da doença em que se preconiza estudar e cuidar dos órgãos separados e na utilização de tratamentos que danificam o corpo, a terapia ortomolecular baseia-se no tratamento totalmente natural onde a principal função é estimular o organismo a ele próprio encontrar o seu equilíbrio e a auto-cura, buscando cuidar da saúde.

A Terapia Ortomolecular é uma evolução das formas de tratamentos de saúde, tratando as necessidades da saúde de forma Holistica, preventiva e natural. Como não se foca nas doenças, utiliza-se de uma abordagem mais centrado no paciente como um todo, não apenas um conjunto de sintomas, órgãos e especialidades isolados.

O Terapeuta Ortomolecular dispõe de tempo em sua avaliação para descobrir as interações entre os fatores genéticos, bioquímicos, ambientais e fatores de estilo de vida que podem influenciar a saúde em longo prazo e aumentar a chance dos problemas de saúde e do envelhecimento acelerado. 

Desta forma, O Terapeuta Ortomolecular compreende a saúde humana buscando vitalidade para cada indivíduo. 

Para isso é avaliado as sua necessidades de vitaminas e minerais, a quantidade de toxinas em seu corpo, o percentual de envelhecimento do seu corpo, seu estado emocionais entre outros.

Porque preciso da terapia ortomolecular ou procurar um Terapeuta Ortomolecular?




Nossa sociedade industrializada esta cada vez mais enferma e envelhecendo sem qualidade, está experimentando um aumento acentuado no número de pessoas que sofrem de disfunções crônicas relacionadas ao envelhecimento, pouca nutrição e fatores ambientais.

Na terapia ortomolecular é levado em conta a composição genética única de cada indivíduo, a influência da exposição a toxinas ambientais, deficiências vitamínicas, minerais e outros nutrientes, os aspectos do estilo de vida, que hoje influenciam diretamente sobre o aumento dos problemas de saúde em nosso mundo moderno.

“Na Ortomolecular não cuidamos da sua doença, cuidamos da sua célula e ela cuidará de sua doença”
A sociedade em evolução procura por tratamento mais natural e fisiológico e no principio de que “estar com saúde não é o mesmo que não estar doente”.

Nosso corpo começa a ser danificado pelo envelhecimento a partir do momento em que nascemos, e até aos 25 anos nosso corpo tenta administrar esses danos, e após isso começam a aparecer os problemas de saúde.

A forma como você cuida da sua saúde é que vai determinar sua vida antes e principalmente após esse período, já que nosso corpo começa a não produzir as substâncias necessárias, a acumular toxinas e não absorver os nutrientes com o passar dos anos.

Os principais sinais que se percebe ao direcionamento do tratamento ortomolecular são:

Indisposição, má nutrição, angústia, tristeza, excesso de peso, problemas intestinas, dores no peito, olheiras, ansiedade, problemas emocionais, memória ruim, pouca libido, disfunções crônicas, entre outros.

O principal foco da terapia Ortomolecular é evitar que se tenha os problemas de saúde e o envelhecimento precoce já que a terapia ortomolecular se baseia na prevenção, promoção da saúde e no estímulo ao seu próprio corpo encontrar o equilíbrio.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Porque nós Envelhecemos?



Porque nós Envelhecemos?




Muito se tem estudado e especulado sobre as causas do envelhecimento humano desde os primórdios da humanidade, diferentes formas de entendimento do corpo em culturas diferentes pensavam de forma antagonistas, hoje sabemos através de estudos comprovados cientificamente que o envelhecimento não é explicado por uma só causa, mas por diferentes fatores que unidos culminam no envelhecimento celular, o que é certo é que o envelhecimento é o acúmulo de danos que vamos recebendo durante a vida e que se não prevenidos e tratados aumentam a nossa predisposição ao envelhecimento e os problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Algumas das principais causas do envelhecimento humano:


Células a menos – Já se sabem que as pessoas ficam mais baixas na velhice porque o espaço entre as vértebras se comprime. Ao mesmo tempo, ocorre no organismo a diminuição do número de células. Essas estruturas microscópicas que formam a pele, o sistema digestivo, o sangue, os ossos e o cérebro perdem a capacidade de se renovar. Essa é a causa da perda de massa muscular, densidade óssea e de neurônios nas pessoas de idade;


Intoxicação interna – Incapazes de se dividirem como antes, as células ao morrer liberam substâncias tóxicas, que resultam no aumento de gordura e deterioram a pele;


Mutações no núcleo – Mutações no DNA (a molécula no núcleo celular que carrega as informações genéticas) são normais. O acúmulo delas, no entanto, acaba desorientando o comando da célula. Essa é a causa mais comum dos tumores;


Mutações na mitocôndria – Essa organela, que funciona como um gerador de energia para a célula, tem seu próprio DNA, que também sofre mutações. Doenças degenerativas como Parkinson, por exemplo, se originam dessas mutações;


Lixo demais dentro das células – As células perdem a habilidade de processar o material resultante das reações químicas realizadas em seu interior. Com isso, elas não conseguem expulsar esse material. Com o passar dos anos, ficam inchadas. Isso gera caroços nos tecidos que elas formam. Inchaços na superfície das artérias, a degeneração macular e a neuronal são males que nascem dessa incapacidade das células de expulsar as toxinas geradas em seu processo vital;


Lixo demais por fora – Por um fenômeno inverso ao da contenção de toxinas, muitas células passam a lançar para o exterior certas proteínas que normalmente ficariam encasuladas. Essas proteínas formam bolhas pegajosas que afetam principalmente o cérebro. O Alzheimer e doenças degenerativas do fígado derivam justamente desse processo;


Proteínas grudentas – Moléculas estruturais são aquelas que formam os ligamentos, a parede das artérias e as lentes naturais do olho humano. Com o passar do tempo, parte dessas células se desprende e elas colam-se umas às outras, provocando endurecimento das artérias e pressão alta.

A Principal Causa OS RADICAIS LIVRES:


A principal causa por trás de todos os processos de envelhecimento e de todos os problemas de saúde são os radicais livres.

Quando respiramos 95% do oxigênio é bem administrado em nosso benefício, mas os 5% restantes acabam se tornando radicais livres (que são moléculas que possuem níveis impares em suas ultimas camadas que procuram parear-las roubando elétrons de outras moléculas) que acabam danificando nossas células, lipídios, proteínas, carboidratos, DNA e envelhecendo nosso corpo

Basicamente nós enferrujamos como o ferro, você já cortou uma maçã e colocou em cima da mesa? Ela fica preta por causa da oxidação, o mesmo acontece com a manteiga, banana e de forma idêntica com os nossos corpos.

Desde quando nascemos e damos a primeira respiração começamos a envelhecer até os 25 anos o nosso organismo administra de forma regular esses danos, e, após essa idade a natureza nos abandona e começamos realmente a sofre os danos do envelhecimento.

Com esses danos não reparados, vão se acumulando erros no corpo que culminam nas mais diversas formas de problemas de saúde relacionados ao envelhecimento.

Existe um grupo de substâncias que combatem esse envelhecimento danoso que além de nos propiciar muito mais saúde, nos mantém longe das temíveis marcas da idade, são os chamados antioxidantes.

Antioxidantes são substâncias que combatem a oxidação impedindo que os radicais livres do oxigênio danifiquem nossas células e prevenindo os problemas de saúde relacionados com o envelhecimento.

Os exemplos mais conhecidos de antioxidantes são algumas vitaminas, sais minerais, aminoácidos e outras substâncias específicas.

Uma ingestão adequada de antioxidantes além de prolongar o seu tempo de vida saudável, estimula o processo de Auto-Cura em seu organismo, principalmente se você já tiver alguma disfunção crônica relacionada ao envelhecimento. 

E de suma importância frisar, que no tratamento ortomolecular além de avaliarmos a sua necessidade de antioxidantes e administrarmos de forma natural, existem estratégias que previnam e combatam não somente os danos causados pelos radicais livres mais todas os fatores causadores de envelhecimento, tudo isso com substâncias naturais e com aparelhos de ponta!!!!!